quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bebida alcoólica e musculação: Uma mistura que não combina



Calor é a época em que as pessoas correm para as academias, fazem dietas mirabolantes, assistem televisão arriscando alguns exercícios abdominais no chão da sala e resolvem subir 100 degraus do prédio, tudo com o intuito de chegar ao corpo "perfeito" para exibir-se nas praias e piscinas durante o verão. Isto, claro, sem citarmos os freqüentadores assíduos de pistas de corridas dos parques, salas de musculação e ginásticas, que durante o ano todo "esculpem" a silhueta. Mas, e aquelas manias de tomar algumas cervejinhas na praia, no barzinho ou um drink em alguma festa, influenciam nesta busca pela imagem "sarada"?


Estava lendo algumas palavras do Dr. João Pinheiro, que é especialista em fisiologia hormonal e esportiva, e ele considera a bebida alcoólica uma grande vilã para quem quer ficar em forma ou mantê-la. "Nas mulheres o álcool faz o fígado produzir muito hormônio feminino, já nos homens este efeito é silencioso e refletido na inibição dos receptores da testosterona no tecido muscular e no hipotálamo. Ou seja, eles malham e a fibra somente fica 'inchada', a força não vem, a fadiga e a agressividade aumentam, enquanto a libido e a ereção diminuem cada vez mais".

Pensando nisso, podemos imaginar quantas pessoas passam horas e horas puxando ferro e suando à toa. Principalmente   aqueles   que sonham  em  ser "a deusa ou o rei do verão", mas  na primeira noitada fecham  garrafas  e  mais  garrafas  de vodca  com  os amigos   na  balada, regadas a muitos energéticos e pedras de gelo. 

Nada contra quem aprecia isto, mas aí entra uma grande escolha a fazer: ter um corpo bonito ou beber? Exibir uma barriga de tanquinho na praia ou tomar aquela batida de coco torrando no sol? São opções que só dependem de cada um, porém, todos devem estar cientes de que os planos de beleza corporal vão, literalmente, por água abaixo quando se toma uma cervejinha com os amigos, achando que ter uma dieta regrada e tornear os músculos durante todos os dias da semana permitem esta "escapadinha" num sábado à noite. 

Há outro agravante nesta situação. Além de "roubar" os músculos, falando de uma maneira bem-humorada, a bebida também engorda e não é só aquela história de que "a cerveja não dá barriga, o que aumentam os ponteiros da balança são os tira-gostos que acompanham a rodada".

Calculando na base de que cada grama de álcool contém 7 calorias, uma latinha da "loira" tem 144 calorias. Mesmo sendo na versão light, 350 ml são quase 100 calorias a mais para o organismo.
E quem diz que só toma uma latinha ou está mentindo ou é uma pessoa muito disciplinada: em média, em duas horas num bar, há pessoas que chegam a tomar até 10 latas e as bebidas destiladas também não são nada boazinhas: a dose de vodca tem 108 calorias, enquanto a de uísque 100. Isto sem somarmos os "acompanhamentos", que variam entre sucos, refrigerantes, energéticos e outras misturas. Ou seja, para as pessoas que passam a semana inteira anotando num caderninho o que comeram e somam os pontinhos para conferirem as perdas de peso com a dieta "de passarinho", acabam colocando tudo a perder em uma noite com os amigos ou numa churrascada que dura o dia todo. 

Então, é isto. O verão tá ai, todo mundo está se preparaou para ficar com um bronzeado dourado e fazer aquela viagem esperada durante o ano todo. Porém, a consciência está lançada: vale mais a pena manter o corpo batalhado durante tanto tempo ou aproveitar os dias de descanso tomando os saborosos "aperitivos"?

Fonte: Internet

Dr. João Pinheiro  - Endocrinologia / Bioquimica da Obesidade / Obesidade na Menopausa e Andropausa

Um comentário:

  1. Boa tarde Dr João!
    Gostraia de saber com faço para passar em um consulta?
    Tem algum telefone que eu possa ligar?
    E se alguem sober tambem,por fabor me informe.
    Por favor responder no emai(contato@zeussuplementos.com.br)
    Desde ja agradeço.
    Wagner Munhoz

    ResponderExcluir