terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Importância da alimentação para alta performance

Você gasta 8 horas sentado no trabalho, 2 horas no transito, 8 horas dormindo e 1 hora assistindo novela porque é que você pensa que seu corpo tem de ser proporcional justo àquela 1 hora em que fica na academia? 
Por que ser proporcional à 1 hora de academia em vez de ser proporcional às 2 horas de transito? Estamos falando do dobro de volume em tempo.

O que mais determina o perfil corporal que você apresenta é a dieta, Porque treinar, este todos os atletas de “verdade” fazem no máximo dos limites do corpo.
O exercício é disciplina e determinação de 1 a 2 horas por dia, a dieta são as 22 horas restantes... você pode passar 1 semana sem treinar seu peitoral, mas foge da dieta 1 semana e verá o estrago que isso poderá lhe proporcionar.

Temos duas situações diferentes: o exercício e a dieta. A combinação dos dois é capaz de mudar a sua aptidão física, desde que ambos estejam sincronizados e adequados aos seus objetivos. Portanto não existe melhor dieta, existe a dieta que é adequada ao tipo de treinamento que se faz, da mesma forma que o melhor treino não funciona não houver uma forma de se alimentar que te prepare para esta série e para sua recuperação. O exercício gera o estímulo. A dieta faz com que você seja capaz de realizar o trabalho proposto, se recuperar adequadamente dele e ganhar o perfil físico que programou.

Seguem abaixo algumas dicas para melhorar para que seus objetivos sejam alcançados:

1. Ao acordar: não existe não comer ao acordar. Ainda que você faça 20min de caminhada em jejum para ajudar o metabolismo jogar gordura fora, a refeição da manhã é importante porque pelo jejum noturno, a absorção no nosso aparelho digestivo está aumentada. Portanto, é um ótimo horário para se fazer uma refeição de absorção rápida com o intuito de fazer uma recuperação rápida do jejum noturno, consumir proteínas que ajudem a proteger o corpo contra o catabolismo protéico e preparar seu físico para a exigência do dia que virá. Prolongar o jejum noturno por não fazer uma refeição matinal é trabalhar contra a melhora física;

2. Antes do treino: O fato de você fazer um lanche antes do treino e sentir seu estômago saciado não significa que a energia daquele alimento vai estar a disposição do seu trabalho físico na hora em que você precisar. É interessante termos duas refeições antes do horário da atividade física, de preferência pensando no tempo de absorção para garantir uma boa seção de exercícios. Uma saída interessante para esta situação é a utilização de suplementos alimentares.

3. Pós-treino imediato: essa refeição, logo após o término do treino e a refeição seguinte, entre 1 e 2 horas depois são fundamentais. Combinadas, acontecem no momento metabólico mais importante de quem treina para valer e respondem pela maior parte do sucesso. Foco nas refeições pós-treino. Nem  sempre é quando você tem a maior fome do dia, mas com certeza é quando a qualidade do que se ingere deve ser meticulosamente escolhida. Para essa refeição é indicado um suplemento rico em proteínas de rápida absorção como Whey Protein junto a um carboidrato também de absorção rápida como a Dextrose principalmente para quem visa um aumento da massa muscular. Uma refeição pós-treino adequada faz você se recuperar de uma forma que pode treinar em um período de descanso menor ou numa qualidade maior. Uma refeição pós-treino adequada faz você se recuperar de uma forma que pode treinar em um período de descanso menor ou numa qualidade maior

4. Ao dormir: ao dormir damos um impulso na síntese de proteínas e dar quantidade de proteína de alto valor biológico e absorção lenta, pouco carboidrato para não desequilibrarmos o balanço da insulina e gorduras boas para termos energia adequada ao nível de exigência física do momento. Indicado Glutamina por ser uma proteína de absorção lenta.
O segredo não é o que se toma, é o que se treina.O segredo é  dar a capacidade do corpo se regenerar e isso depende muito da nutrição.
E lembrem-se o foco nos objetivos é a sua maior arma para superar suas expectativas.

Abraços a todos e bons treinos!!!


Fontes:

Rodolfo Peres - Nutricionista (site)
Paulo Muzy - Bodybuilder e médico (site)

Colaboração:

Dayverson Caldas ( Siga - o no Twitter)





Nenhum comentário:

Postar um comentário