sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A importância das Flexões nas rotinas de treino

As flexões são um método bastante antigo e eficaz de trabalhar a parte superior do tronco, deixando os músculos dos peitorais bastante tonificados. Todos os exercícios que usam o peso do corpo acabam por ser mais complicados de executar do que os realizados em máquinas, pois aí é mais complicado controlar o peso utilizado. No artigo de hoje, vamos mostrar cinco conceitos básicos sobre as flexões, para que consiga uma evolução mais rápida e evite lesões.

Braços afastados ou juntos?

Sinceramente isso não interessa. Quando mais afastar os braços mais irá trabalhar os peitorais e quanto mais juntas as suas mãos estiverem maior será o trabalho realizado nos tríceps e costas. Contudo, para começar aconselho que use os braços afastados, pois esta posição costuma ser mais fácil de realizar.

Os músculos doem no dia seguinte. Estou fazendo errado?

A resposta é não. É perfeitamente normal que os seus músculos sintam dores no dia seguinte ao exercício, pois foram forçados a um exercício que não estão habituados. Para evitar que isso aconteça, sugerimos alonguem muito ao final do exercício.

Deverei usar acessórios?

Se ainda está a começar, não use acessórios. Os acessórios utilizados nas flexões servem para dificultar e isso é exatamente o contrário do que queremos nesta fase. Se já é um expert nesta área, aí sim, aconselhamos o uso de acessórios.

Como devo começar? 

Se não está habituado a realizar flexões, não comece da forma “comum” (pernas esticadas). Cruze as pernas e coloque os joelhos no chão. Desta forma diminui o peso do seu corpo facilitando o exercício. Quando já se sentir à vontade com cerca de vinte flexões comece a fazer da maneira “comum”.

Qual é o número indicado de flexões?

Isso dependerá de pessoa para pessoa. Independentemente da quantidade, aconselho que realize sempre quatro séries, com cerca de um (1’) minuto de intervalo cada uma. Comece por realizar quatro séries de seis flexões. Se no dia seguinte não sentiu dores, então talvez esteja na altura de aumentar para oito e assim por diante. Não tenha pressa em aumentar o seu número de flexões e faça dia sim dia não.

Siga os conselhos deste artigo e verá a sua massa muscular aumentar ao fim de mais ou menos um mês.
Lembre-se: adapte o número de séries e a dificuldade do exercício às suas capacidades físicas, realizando exercícios dia sim dia não. Com o tempo vá aumentando a dificuldade.

Abaixo segue explicação de algumas posições e os músculos trabalhados use como referência e “crie” a sua, faça adaptações, variações...seja diferente.

Abraço e boas flexões!

Clique na imagem para AMPLIAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário