sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pré contest Bruno Tarchetti - Parte II: o início

Um breve relato sobre meu início no mundo do fisiculturismo e competições.

A primeira vez que entrei em uma academia foi em 2002, ainda com meus 64kg. Não tinha a mínima ideia de como funcionava, só sabia o que queria, me desafiar e chegar a um alto nível de performance.
Aos poucos fui conseguindo ganhar massa muscular, mas de forma totalmente leiga. Pois meus treinos não eram planejados, dieta inexistente, ás vezes comia até biscoito antes de treinar.
Com o tempo fui começando a ler mais, conversando com os mais experientes, começando a usar alguns suplementos. Resultado, cheguei aos meus 75kg. Foi aí que percebi que eu não queria somente isso. Comecei a me dedicar mais treinar regularmente, melhorar alimentação (eu pensava que era boa). E consegui passar os 80kg mas com um % de gordura nada satisfatório. E essa brincadeira de ganhar/ perder, melhorar/piora se estendeu ate 2009, quando fui procurar ajuda de alguem que pudesse me orientar de um forma mais adequada.
Fui atrás do melhor treinador aqui de Brasilia, o lendário ZEGATAO,  atleta voltado completamente para o mundo do fisiculturismo. Neste momento que percebi que sem ajuda não ia sair do lugar.

Acabou que ele concordou em me treinar, em 2009 então comecei toda uma preparação mais voltada para competição. Em 2010 consegui chegar aos 95kg (porem devido a inexperiência, e acreditar que em off pode-se comer de tudo, fiquei com um % gordura alto, algo como 14%).
Foi ai que conheci a temível dieta do contest (competição), comecei a fazer aeróbico, melhorei a alimentação ( sem sal, óleo, açucar, carboidratos de alto indice glicemico). Em três meses, depois de muito esforco e um pouco de receio consegui alcançar nivel razoavel para competir. Competi na categoria ate 90kg, com um %gordura +- 4/5%. Graças a Deus e a paciência do meu treinador (e foi muita paciência, coitado) consegui o primeiro lugar em minha categoria.
Brasiliense 2010
 Com isso fui conhecendo como melhor funciona meu organismo, frente a toda a preparação. Logo após um pequeno descanso em 2010 pós competição, retomei meu treinamento para competicao 2011.
Em fase de offseason eu cheguei a 97kg, porem com um % de gordura menor que o ano anterior, algo como 10%. O que não significou que pudesse relaxar com a dieta ou me dedicar menos.
Comecei minha dieta no dia 04-04-11 com 95kg, acordando cedo para fazer aeróbico em jejum (santo exercício), e restringindo minha alimentação mais uma vez.
Sim, passei a páscoa de dieta e sem chocolate. Sacrifício?! Nem tanto, quando a gente foca em resultados deve-se ter disciplina para alcançá-los.
Primeira semana de dieta foi complicado, uma vez que no momento offseason eu ingeria altas quantidades de carboidrato, proteínas (digamos que eu comia bem). E de uma hora para outra restrição total. O humor mudou, ja não tinha tanta paciência. Os treinos continuaram intensos.
Com medo de perder muita massa muscular aumentei um pouco a quantidade das refeições da dieta.
Agora, em 03-05-11, um mês após o início da dieta e dois para o campeonato, consegui estabilizar um pouco o humor, o corpo ja equilibrou a condição de baixo carboidrato, os treinos continuam intensos, pois preciso fazer com que os cortes e estrias dos musculos fiquem mais evidentes.
Seguindo a dieta rigorosamente apesar da vontade de comer o que é "proibido". Já é muito mais visível as formas, o abdomen já começa a marcar, peito, ombro, costas ja começam a ficar mais desenhada.
Em relação a suplementação, não estava suplementando, tenho que tomar bcaa, whey, caseína. Mas somente vou ter acesso neste mês. A dieta fica muito cara e difícil manter com os gastos de suplementos.
Mantenho o treino 6 vezes por semana. Aerobico todos os dias (domingo a domingo). Eu mesmo faco minha comida, pois sei que sairá como quero, sem óleo ou sal.
Pode ate parecer que 8 semanas estão longe, mas os dias passam rápido e se vc não se dedicar a cada dia o máximo que puder, não terá tempo para corrigir erros. Não quero lamentar que "podia ter feito isso ou aquilo", entao faço o que tem que ser feito. Ou como um amigo diz, faço minha parte!
Então que venham os dois últimos meses. E que tudo dê certo. Não pense que é facil mas realmente vale a pena para quem gosta.
Sou um aspirante a fisiculturista, os amadores são muito melhores, imagine os profissionais. Algo inimaginável.
A dica que fica é, se vc quer algo, de o seu máximo, vc pode não chegar ao topo, mas cada passo que vc dá na direção certa vale a pena!
E nada disso seria possível sem uma orientação direcionada do meu treinador ZEGATAO (zegataomuscle.com). O mestre do bodybduilder aqui em brasília.
...continua....

Um comentário:

  1. Adorei o seu comentário Bruno. Como dizia nosso saudoso Manfredini Júnior:DISCIPLINA É LIBERDADE. Parabéns pela disciplina e vitórias.

    Beijos, Zaine...

    ResponderExcluir